Você sabe quantas horas de utilização do CPAP são necessárias para melhorar sintomas cardiovasculares e sonolência diurna relacionados com apneias do sono?
Você sabe qual a melhor estratégia para melhorar a adesão do paciente ao dispositivo de CPAP?
Recentemente um artigo de revisão mostrou que os benefícios sistêmicos do CPAP estão diretamente relacionados com a quantidade de horas que o dispositivo é utilizado, ou seja, quanto mais horas de utilização, mais benefícios serão observados.
Alguns estudos sugerem a utilização por mais 6h/noite para se observar melhora na sonolência diurna medida de forma objetiva. Para sintomas cardiovasculares o raciocínio é o mesmo. Uma metanálise com 12 estudos, totalizando 572 pacientes sugere que cada hora de CPAP utilizado repercute em uma redução de 1,4 mmHg na pressão arterial.
Quando o assunto é adesão, terapias comportamentais lideram o ranking de engajamento por parte do paciente ao tratamento da apneia do sono com CPAP.
Entretanto, o telemonitoramento também parece ser uma ferramenta útil para monitorizar em tempo real a utilização do dispositivo de pressão positiva durante o sono, bem como a resolução rápida de efeitos adversos.
Combinar as abordagens comportamentais com a tecnologia da telemedicina podem aumentar o tempo de adesão à terapia.
Se você deseja aprender mais sobre o manejo das plataformas de telemonitoramento do CPAP e aplicar esse conhecimento com seus pacientes, preste atenção.
O nosso curso de extensão em fisioterapia aplicada aos distúrbios do sono está quase pronto e em breve você poderá reservar o seu lugar. Teremos vagas limitadas, por isso fique sempre de olho no seu e-mail para não perder nenhum dos nossos avisos!
Acesse aqui para conhecer mais.
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.